segunda-feira, 8 de abril de 2013

Museu Virtual:                              A realidade do Aluno



Olá pessoal, realizei meu museu  sobre o entorno de minha nova escola parceira:
Bom minha escola parceira se Chama Escola Municipal de Ensino Fundamental Gaudêncio Conceição é localizada no centro da cidade de Quarai na rua : General Canabarro, nº 487, ela foi fundada na data de 22/12/1976, passando a adotar o atual nome a partir do decreto de nº 038_23/12/2000, tem como CNPJ(COM): 01915647/0001- 06, a escola Gaudêncio tem como, Diretora: Nara Regina Ferreira de Menezes e Supervisora dos anos iniciais a Sr. Eneida Alves, tendo também Supervisora das séries/anos finais do ensino fundamental a Sr. Rosemeri Baldessare Soares e Orientadora Educacional a Sr. Maria Tereza da Silva.


A escola Gaudêncio está localizada no centro da cidade, ela tem uma geografia centralizada, esta inserida no meio de lojas de comércio. A frente da escola está localizada a praça General Osório onde acontece shows na cidade e grandes eventos, também na praça está localizada a biblioteca municipal, onde tem inúmeros livros e exemplares de autores importantes para a literatura. Ao redor da praça existem muitos comércios, lancharias e lojas de famílias antigas de Quarai, além da Prefeitura Municipal e a Igreja Matriz da cidade.
Ao lado da escola estão localizados lojas de comércio, nos fundos da escola também a o fórum da cidade e a Emei Pimpolho, também a uns poucos moradores nas redondezas da escola.

A entrada da escola
é onde a bicicleta aparece na foto.


A escola no ano de 2013 está constituída  por turmas de  anos iniciais e séries/anos finais do fundamental mais atendimento especializado.
Anos iniciais 1º ano, 2º ano,3º ano, 2,4º ano 01,4º ano 02, 5º ano.
Série /ano  finais fundamental 6º ano,7ª série 01,7ª série 02 e 8ª série.
E atende crianças de 06 a 17 anos de idade nas modalidades de anos iniciais e séries finais do Ensino Fundamental em dois turnos de trabalho com  cento e noventa alunos matriculados.  A comunidade estudantil é oriunda principalmente do bairro José de Abreu,  incluindo zona rural e outras localidades adjacentes.
É constituída de alunos de famílias de baixa renda, na sua maioria recebendo  auxílio do Bolsa Família
 Os alunos da zona rural e de bairros distantes são transportados de ônibus escolar diariamente até a escola sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal.
Há em nossa clientela escolar um número significativo de alunos com defasagem no item idade-série nas séries finais do Ensino Fundamental.
Um dos grandes desafios no corpo docente é o atendimento de alunos com necessidades especiais, a escola conta com profissional capacitado na área.

A filosofia da escola é “Orientar, buscando desenvolver e valorizar as potencialidades do ser humano,respeitando a diversidade”.
A cidade de Quarai esta completando 138 anos então os trabalhos das escolas estão expostos no mural.


 OBJETIVO

Numa ação conjunta com a comunidade escolar, a Escola busca respeitar e valorizar a diversidade proporcionando ao educando situações que lhe ofereçam condições de desenvolver suas potencialidades, inserindo-o num contexto social, no qual o mesmo possa atuar de maneira responsável, participativa, cooperativa, democrática e consciente.


METODOLOGIA DE ENSINO

No Ensino Fundamental, a metodologia a ser trabalhada nas diferentes áreas do conhecimento está embasada na Teoria Sócio Cognitivista, segundo a qual, a Escola deve acolher o educando possibilitando indistintamente meios para desenvolver suas potencialidades de ação motora, verbal e mental, de forma que possa posteriormente intervir no processo sócio cultural e inovar a sociedade, considerar a atuação do educando na construção do seu próprio conhecimento, valorizando suas experiências, seus conhecimentos prévios e a integração professor-aluno, aluno-professor, aluno-aluno, tornando-o capaz de posicionar-se, elaborar projetos sociais e participar efetiva e cooperativamente em projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em função de metas eleitas, estabelecer critérios e eleger princípios éticos e morais.
A metodologia adotada, com embasamento na Lei Vigente, propõe eliminar todas as formas de discriminação contra alunos portadores de deficiência, proporcionando a sua plena integração sócio afetiva no contexto escolar, bem como na sociedade em que está inserido.

As diretrizes norteadoras desta Escola são:

a) Trabalho em grupo (integração com o grupo de forma cooperativa para resolução problemas e desafios);

b) Diretividade sequencial na produção e construção do conhecimento do educando com vistas a despertar-lhe o interesse e seu envolvimento estimulante pela tarefa proposta, visando a formação de competências;

c) Proposta de ações para desmistificar a deficiência e respeitar as limitações do outro, potencializando, assim, a educação inclusiva, através de atendimento educacional especializado na sala de recursos, em turno inverso, com o devido respaldo legal.

Pátio da escola, Estes prédios  não são citados nas entrevistas, pois não existiam ainda.


O processo de ensino-aprendizagem está embasado no ensino, no erro construtivo, na pesquisa, na integração, na solução de problemas por parte do educando, buscando desenvolvê-lo para que se torne um cidadão consciente de sua realidade, para que possa agir com liberdade, responsabilidade, criatividade, dinamismo no contexto social.

O professor é desafiador e orientador do trabalho no processo ensino-aprendizagem, estabelecendo reciprocidade intelectual e cooperação moral, tendo compromisso consciente da sua importância como agente ativo e facilitador na transformação da realidade e do desenvolvimento integral do educando, devendo ter uma postura responsável, dinâmica, atualizada e humanista.

O aluno tem papel ativo; observa, experimenta, compara, relaciona, lança hipótese e argumenta, devendo ser tratado de acordo com as características da sua fase evolutiva.

A Escola propõe-se a desenvolver um trabalho baseado no diálogo, oferecendo aos professores oficinas, encontros, debates, reuniões e seções de estudos, oportunizando assim, reflexão e incentivo ao trabalho cooperativo.




         Informações gerais
Os alunos participam de todas as atividades planejadas pela escola tendo em vista que no processo de aprendizagem experiências vivenciais sempre serão direcionados a agregar conhecimento de forma sistemática, interagir no contexto escolar e na comunidade.


Entrevistas com ex. alunos: 
Zeila Becon Lemos,
Airton Admir Borges Becon.
Augusto Tâmara Lemos.


Nas entrevistas feitas foram adquiridas farias informações: A escola atendia somente alunos de 1ª a 5ª Série, depois eles eram mandados para outra escola. Os alunos usavam um avental branco, com um top azul grande como gravata, tanto meninas como meninos,  na entrada da escola existia um trailer onde os alunos compravam lanches, como balas, bolos e tortas, também a Srª. Zeila Becon Lemos e o Sr. Airton Admir Borges Becon, ambos irmãos, contaram que ao lado da escola era a delegacia de policia da cidade e eram onde os detentos ficavam detidos. Eles contaram que na saida da escola subiam em uma pedra para olhar pela janela que dava para o presidio, queriam ver os detidos.
O Sr. Augusto Tâmara Lemos um dos entrevistados contou que só existia um pavilhão com cinco salas e três banheiros, a diretora nesta época era a Srª. Nilza Volfi Pinto e a entrada da escola era hoje onde há um grupo de comércio de bancas, as crianças teriam que passar por estas bancas para entrar na escola, também existiam somente dois comércios ao lado. Na praça da cidade quando eles saiam demoravam a chegar em casa pois ficavam na pracinha da cidade, os canteiros da praça sempre estavam bem floridos e a praça sempre bem cuidada.

Espero que tenham gostado do meu Museu, Consegui adquirir muitos conhecimentos e histórias que não sabia, os entrevistados não lembravam de muita coisa então foram poucas as informaçãoes.
As informações utilizadas no Museu virtual foram proporcionadas pela diretoria da escola, então algumas colegas devem obter as mesmas informações.
Hoje ainda podemos ver a presença das banquinhas e o portão de entrada da escola, ao lado a antiga delegacia da cidade, hoje a secretária de Educação de Quarai.


Adorei realizar este trabalho, foi muito interessante realizar pesquisas e conhecer a história e a métodologia que escola tráz, para mim é muito importante pois em pouco tempo  estarei inserida neste ambiente.